sábado, 2 de abril de 2011

PROJETO-PÁSCOA: Escola / Religião / Comércio

1- JUSTIFICATIVA

O presente trabalho pretende através da realização de uma série de atividades colocar as crianças e adolescentes de nossa escola em contato com uma das tradições brasileiras que é a Páscoa. Mostrando o significado religioso e também o comercial, Proporcionando as crianças o entendimento e como vivenciar á PÀSCOA no seu dia-dia.

2- PÚBLICO ALVO

Todas as turmas de 1º ao 9º ano da Escola Municipal Professor Milton Dias Porto.

3- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Todas as disciplinas.

4- OBJETIVO GERAL

Conhecer a origem da Páscoa, seu real significado traçando um paralelo diante do entendimento religioso e o ponto de vista comercial.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender o significado da Páscoa Diferenciar o sentido religioso do comercial Propor ações de solidariedade, respeito mútuo, companheirismo, amor ao próximo e amizade.

6- METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Professor Milton Dias Porto com as turmas de 1º ao 9º ano, através da equipe docente, com apoio da STE - Sala de Tecnologia Educacional ,coordenação e direção da escola. Primeiramente cada área de atuação ficará responsável em transmitir aos alunos as informações específicas sobre o tema através da leitura de textos retirados dos veículos de comunicação como: internet, rádio, TV, revistas entres outros. Na sala de aula os alunos desenvolverão mediante instrução do professor atividades que enfatizem o assunto como a confecção de lembranças (porta-bombom), cantigas e músicas, produção de textos, confecção de cartazes, recorte e colagens, acrósticos, slogans à páscoa, ilustração de frases, edição de vídeos, etc. Em seguida, será feita a exposição nos murais da escola dos melhores trabalhos preparando assim o ambiente escolar para a celebração da páscoa em nossa escola. Finalizando, serão feitas no período matutino, apresentações artísticas dos alunos no pátio da escola, haverá também uma palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí, e encerrando o projeto cada aluno receberá sua lembrançinha e seu bombom. No período vespertino, serão realizadas apresentações artísticas no pátio da escola, partilha de chocolates e lembrancinhas.

7- RECURSOS DIDÁTICOS

Materiais diversos para recortes,colagens e pinturas;jogos variados na internet, recursos da STE,aparelhagem de som e imagem.

8- AÇÕES POR AREA DE ATUAÇÃO.

8.1-LINGUA PORTUGUESA: ( LINGUAGEM ORAL E ESCRITA)

Abordagem do assunto com os alunos, o que sabem sobre a Páscoa? Conversas informais Escrita espontânea Produção de textos coletivos Leitura de quadrinhas e poesias Seminários Produção de apresentações eletrônicas Apresentação individual dos alunos do 9º A e B

8.2- MATEMÁTICA :

Elaboração de gráficos, que representem o aumento do número das vendas de chocolate nos últimos três anos. Elaboração de tabelas, que representem o aumento no número de acidentes nas rodovias, estaduais e/ou federais por ser tratar de um feriado prolongado. Dados estatísticos sobre o assunto Problemas Páscoa matemática como calcular? (Ver site (www.profcardy.com/artigos/pascoa)

8.3- ARTES

Modelagem Desenho / pintura (símbolos da páscoa, são eles: ovo, coelho, cordeiro, círio pascal, girassol, pão e vinho, sino, colomba pascal.) (http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml) Recorte e Colagem Dobradura Apresentação Artística (apoio da coordenação e professora de educação física)

8.4- HISTÒRIA

Leitura e explicação do texto sobre a origem da páscoa (site: www.allaboutjesuschrist.org) Leitura e explicação do texto “ A FESTA RELIGIOSA” de Ivan Manoel, Professor do departamento de História da UNESP/FANCA-SP da revista Projetos Escolares Ensino Fundamental edição nº51 pg. nº. 08. A história do chocolate (Texto complementar) http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/chocolate/home.html

8.5- GEOGRAFIA

Datas que se comemora a Páscoa nos demais países (http://blog.cançãonova.com/)

8.6- CIÊNCIAS

A planta “O Cacaueiro-Theobroma cacau, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacau) Quais são as etapas de produção de chocolates? (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070508003212AAL6i4B Fertilidade de alguns animais como o coelho (motivo de ser um símbolo pascal)

8.7- EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Exploração do texto “Páscoa é vida” de Marcelo Torça, de Paulicéia-SP (http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo651.shtml) Exploração do texto Páscoa Vida Nova de P. Fábio Henrique Prado(http://www.atarde.com.br/cienciaevida/?tag=pascoa

9- CRONOGRAMA

CALENDÁRIO ATIVIDADES

01/04/2011 Apresentação do projeto

04/04/2011 Abordagem do assunto na sala

05/04/2011 Abordagem do assunto na sala

06/04/2011 Abordagem do assunto na sala

07/04/2011 Abordagem do assunto na sala

08/04/2011 Abordagem do assunto na sala

11/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas / Visita a APAE com os alunos do 6º ano B do período vespertino, com a Professora Franciely às 13 h. 12/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

13/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

14/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

15/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Visita ao LAR DA CRIANÇA com os alunos de 7º B e C, com a Professora Franciely

18/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas.

19/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Exposição nos murais dos melhores trabalhos.

20/04/2011 Período Matutino; Apresentações Artísticas no pátio da escola a partir das 7 h 30 min./ Palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí para todos os alunos, e entrega de uma lembrançinha da páscoa aos alunos. Período Vespertino; Apresentações artísticas no pátio da escola. E partilha do chocolate nas salas até as 15 h e 30 min. Após os alunos serão dispensados( ver pauta do dia). E uma ótima Páscoa a todos!

Um comentário:

  1. Boas ideias,parabéns docentes e disentes e equipe gestora. FELIZ PASCOA

    ResponderExcluir

Simulado Ciências

https://docs.google.com/forms/d/1vxJZjwhf0OOzGZTM6YF3PQwzuPDoHMvbev16MRS5MTc/edit?usp=drive_web