PROJETO-PÁSCOA: Escola / Religião / Comércio
1- JUSTIFICATIVA
O presente trabalho pretende através da realização de uma série de atividades colocar as crianças e adolescentes de nossa escola em contato com uma das tradições brasileiras que é a Páscoa. Mostrando o significado religioso e também o comercial, Proporcionando as crianças o entendimento e como vivenciar á PÀSCOA no seu dia-dia.
2- PÚBLICO ALVO
Todas as turmas de 1º ao 9º ano da Escola Municipal Professor Milton Dias Porto.
3- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas.
4- OBJETIVO GERAL
Conhecer a origem da Páscoa, seu real significado traçando um paralelo diante do entendimento religioso e o ponto de vista comercial.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entender o significado da Páscoa Diferenciar o sentido religioso do comercial Propor ações de solidariedade, respeito mútuo, companheirismo, amor ao próximo e amizade.
6- METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Professor Milton Dias Porto com as turmas de 1º ao 9º ano, através da equipe docente, com apoio da STE - Sala de Tecnologia Educacional ,coordenação e direção da escola. Primeiramente cada área de atuação ficará responsável em transmitir aos alunos as informações específicas sobre o tema através da leitura de textos retirados dos veículos de comunicação como: internet, rádio, TV, revistas entres outros. Na sala de aula os alunos desenvolverão mediante instrução do professor atividades que enfatizem o assunto como a confecção de lembranças (porta-bombom), cantigas e músicas, produção de textos, confecção de cartazes, recorte e colagens, acrósticos, slogans à páscoa, ilustração de frases, edição de vídeos, etc. Em seguida, será feita a exposição nos murais da escola dos melhores trabalhos preparando assim o ambiente escolar para a celebração da páscoa em nossa escola. Finalizando, serão feitas no período matutino, apresentações artísticas dos alunos no pátio da escola, haverá também uma palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí, e encerrando o projeto cada aluno receberá sua lembrançinha e seu bombom. No período vespertino, serão realizadas apresentações artísticas no pátio da escola, partilha de chocolates e lembrancinhas.
7- RECURSOS DIDÁTICOS
Materiais diversos para recortes,colagens e pinturas;jogos variados na internet, recursos da STE,aparelhagem de som e imagem.
8- AÇÕES POR AREA DE ATUAÇÃO.
8.1-LINGUA PORTUGUESA: ( LINGUAGEM ORAL E ESCRITA)
Abordagem do assunto com os alunos, o que sabem sobre a Páscoa? Conversas informais Escrita espontânea Produção de textos coletivos Leitura de quadrinhas e poesias Seminários Produção de apresentações eletrônicas Apresentação individual dos alunos do 9º A e B
8.2- MATEMÁTICA :
Elaboração de gráficos, que representem o aumento do número das vendas de chocolate nos últimos três anos. Elaboração de tabelas, que representem o aumento no número de acidentes nas rodovias, estaduais e/ou federais por ser tratar de um feriado prolongado. Dados estatísticos sobre o assunto Problemas Páscoa matemática como calcular? (Ver site (www.profcardy.com/artigos/pascoa)
8.3- ARTES
Modelagem Desenho / pintura (símbolos da páscoa, são eles: ovo, coelho, cordeiro, círio pascal, girassol, pão e vinho, sino, colomba pascal.) (http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml) Recorte e Colagem Dobradura Apresentação Artística (apoio da coordenação e professora de educação física)
8.4- HISTÒRIA
Leitura e explicação do texto sobre a origem da páscoa (site: www.allaboutjesuschrist.org) Leitura e explicação do texto “ A FESTA RELIGIOSA” de Ivan Manoel, Professor do departamento de História da UNESP/FANCA-SP da revista Projetos Escolares Ensino Fundamental edição nº51 pg. nº. 08. A história do chocolate (Texto complementar) http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/chocolate/home.html
8.5- GEOGRAFIA
Datas que se comemora a Páscoa nos demais países (http://blog.cançãonova.com/)
8.6- CIÊNCIAS
A planta “O Cacaueiro-Theobroma cacau, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacau) Quais são as etapas de produção de chocolates? (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070508003212AAL6i4B Fertilidade de alguns animais como o coelho (motivo de ser um símbolo pascal)
8.7- EDUCAÇÃO RELIGIOSA
Exploração do texto “Páscoa é vida” de Marcelo Torça, de Paulicéia-SP (http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo651.shtml) Exploração do texto Páscoa Vida Nova de P. Fábio Henrique Prado(http://www.atarde.com.br/cienciaevida/?tag=pascoa
9- CRONOGRAMA
CALENDÁRIO ATIVIDADES
01/04/2011 Apresentação do projeto
04/04/2011 Abordagem do assunto na sala
05/04/2011 Abordagem do assunto na sala
06/04/2011 Abordagem do assunto na sala
07/04/2011 Abordagem do assunto na sala
08/04/2011 Abordagem do assunto na sala
11/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas / Visita a APAE com os alunos do 6º ano B do período vespertino, com a Professora Franciely às 13 h. 12/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas
13/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas
14/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas
15/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Visita ao LAR DA CRIANÇA com os alunos de 7º B e C, com a Professora Franciely
18/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas.
19/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Exposição nos murais dos melhores trabalhos.
20/04/2011 Período Matutino; Apresentações Artísticas no pátio da escola a partir das 7 h 30 min./ Palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí para todos os alunos, e entrega de uma lembrançinha da páscoa aos alunos. Período Vespertino; Apresentações artísticas no pátio da escola. E partilha do chocolate nas salas até as 15 h e 30 min. Após os alunos serão dispensados( ver pauta do dia). E uma ótima Páscoa a todos!
Boas ideias,parabéns docentes e disentes e equipe gestora. FELIZ PASCOA
ResponderExcluir