terça-feira, 26 de abril de 2011



Provinha Brasil realizada dia 26/04/2011 nas turma do 2ºAno.
Avaliação Municipal realizada dia 26/04/2011 nas turma do 3ºAno.

domingo, 24 de abril de 2011

Apresentação de slides Páscoa

VEJA NOSSAS FOTOS DA PÁSCOA!!!















PÁSCOA!! MILTON DIAS!!!







ESTA PÁSCOA TEVE UM GOSTINHO ESPECIAL EM NOSSA ESCOLA! E NÃO FOI APENAS CAUSA DOS CHOCOLATES ARRECADADOS PELOS ALUNOS PARA SEREM DISTRIBUÍDOS EM OUTRAS ENTIDADES OU PELAS LEMBRANCINHAS ENTREGUES COM BOMBONS..






FOI ESPECIAL PELO TRABALHO DESENVOLVIDO DURANTE TODOS O MÊS DE ABRIL, PELAS AÇÕES REALIZADAS PENSANDO NO OUTRO , PELO CARINHO DEMONSTRADO PELOS NOSSOS ALUNOS TANTO NA APAE COMO NO LAR DAS CRIANÇAS,















NA DEDICAÇÃO AO PREPARAREM AS APRESENTAÇÕES FALANDO DO AMOR DE CRISTO,




NA ATENÇÃO AS PALAVRAS INSPIRADORAS DO PASTOR GILBERTO QUE ESTEVE CONOSCO,

















NAS CANÇÕES..














ENFIM QUEREMOS QUE ESTA SEJA UMA PÁSCOA A SER LEMBRADA PELA BUSCA DO SEU VERDADEIRO SENTIDO!!!
























quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

Conseguimos com este projeto realizar uma série de atividades colocando as crianças e adolescentes de nossa escola em contato com uma das tradições brasileiras que é a Páscoa. Iniciado desde o dia 01 de Abril, este trabalho nos mostrou o significado religioso e também o significado comercial da páscoa. Proporcionando as crianças o entendimento e como vivenciar á PÁSCOA no seu dia-dia. Valorizando a solidariedade o respeito mútuo, o companheirismo, amor ao próximo, valores que devem permear no convívio em sociedade.
Desenvolvido com as turmas de 1º ao 9º ano, através da equipe docente, com apoio da STE - Sala de Tecnologia Educacional, coordenação e direção da escola.
Procuramos valorizar a interdisciplinaridade a fim de tornarmos o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, cada Professor em sua área de atuação se responsabilizou em transmitir aos alunos as informações específicas sobre o tema através da leitura de textos retirados dos veículos de comunicação como: internet, rádio, TV, revistas, entres outros. Na sala de aula os alunos desenvolveram mediante instruções varias atividades que enfatizaram o assunto como a confecção de lembranças (porta-bombom), cantigas e músicas, produção de textos, confecção de cartazes, recorte e colagens, acrósticos, slogans à páscoa, ilustração de frases, edição de vídeos, visita ao comércio local e arrecadação de chocolate.
Hoje a Escola Milton Dias Porto esta concluindo este projeto e eu Professor Valdeci Francisco do Couto exercendo minha função de diretor agradeço a vocês professores pelos trabalhos desenvolvidos na sala, que fez com que nossas crianças vivencie este momento maravilhoso da vida cristã, esta festa bonita que nos é apresentada através do evangelho ( a ressureição de Jesus Cristo) mostrando para nossas crianças o verdadeiro sentido da páscoa.
Tivemos nestes vinte dias boas ações como: Visita a duas entidades educacionais, o “LAR DA CRIANÇA” e a “APAE-CEDEN”, e na oportunidade os alunos fizeram a doação de duas cestas de Páscoa, para que os dirigentes daquelas unidades educacionais possam partilhar com seus alunos. Desejando a todos uma “FELIZ PÁSCOA”. Arrecadada pelos coleguinhas de vocês,trabalhos excelentes como: cartazes contendo gráficos de pesquisas desenvolvida na escola e no comercio local, máscaras de coelho da páscoa e dos simbolos pascais, acrósticos, jograis, em fim diversas atividades que muito contribuíram no desenvolvimento intelectual de todos vocês. E Enquanto escola desejamos que possam vivenciar a cada dia uma vida nova, feliz, na santa paz de DEUS



























sexta-feira, 15 de abril de 2011

Visita ao Lar da Criança.











Na tarde de hoje Sexta-feira (15/04/2011), os alunos dos 7º anos B e C, visitaram o “LAR DA CRIANÇA” de nossa cidade. O objetivo da visita é cumprir mais uma ação do projeto que esta sendo desenvolvido “ Páscoa: Escola / Religião / Comércio, A Professora Franciely da disciplina de Inglês juntamente com o coordenador pedagógico Admilson Santana acompanharam a visita. O encantamento dos alunos a prestigiarem a realidade daquelas crianças ficou estampado em seus olhares. Puderam também conhecer cada aluno que freqüenta o lar, um pouco de sua história de vida e da suas rotinas dentro daquela instituição, na oportunidade fizeram a doação de caixas de bombons e ovos de páscoa arrecadado por eles para esta finalidade. A coordenadora Pastora Rose nos recebeu muito bem explicando aos nossos alunos o funcionamento do LAR, e também recebeu de coração e nos agradeceu da doação, Para finalizarmos participamos de uma partida de futebol no campinho. A partida até encerrou empatada entre 7º ano C e B. Parabéns aos alunos pela arrecadação do chocolate e a Professora Franciely pela iniciativa.






A escola já está envolvida pelo clima da PÁSCOA! Veja algumas fotos da preparação das apresentações ..

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Visita APAE

Os alunos do 6º Ano B, na tarde de hoje 11/04/2011, fizeram uma visita á APAE - CEDEN.
O objetivo era mostrar aos alunos o excelente trabalho dos profissionais daquela instituição, com portadores de necessidades especiais, ficaram encantados e ao mesmo tempo emocionados com o que viram naquele local, as dificuldades enfrentadas em executar as mais simples, tarefas do nosso dia-dia como até mesmo escovar os dentes, que pra nós é uma prática comum, para o aluno portador de necessidade especial é uma tarefa difícil de fazer e dependendo do grau, é impossível. A visita serviu para os alunos á aprenderem valorizar a sua pessoa como ser humano, o respeito mútuo a solidariedade o amor são valores que ás vezes levamos anos falando em sala de aula, e não são aprendidos, visualizando tal realidade, não existe lição melhor. A visita estava proposta no projeto páscoa. Escola/Religião/Comercio, e fez parte de uma ação desenvolvida com a professora Franciely, da disciplina de inglês, após os alunos, terem assistido o filme: "Corrente do Bem",e deste filme nasceu-se a idéia de fazer algo de bom. Os meninos e meninas arrecardaram bombom, ovos de páscoa, caixa de chocolates e doaram para os alunos da instituição . Desejando a eles uma feliz páscoa.

sábado, 2 de abril de 2011

PROJETO-PÁSCOA: Escola / Religião / Comércio

1- JUSTIFICATIVA

O presente trabalho pretende através da realização de uma série de atividades colocar as crianças e adolescentes de nossa escola em contato com uma das tradições brasileiras que é a Páscoa. Mostrando o significado religioso e também o comercial, Proporcionando as crianças o entendimento e como vivenciar á PÀSCOA no seu dia-dia.

2- PÚBLICO ALVO

Todas as turmas de 1º ao 9º ano da Escola Municipal Professor Milton Dias Porto.

3- DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Todas as disciplinas.

4- OBJETIVO GERAL

Conhecer a origem da Páscoa, seu real significado traçando um paralelo diante do entendimento religioso e o ponto de vista comercial.

5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Entender o significado da Páscoa Diferenciar o sentido religioso do comercial Propor ações de solidariedade, respeito mútuo, companheirismo, amor ao próximo e amizade.

6- METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Professor Milton Dias Porto com as turmas de 1º ao 9º ano, através da equipe docente, com apoio da STE - Sala de Tecnologia Educacional ,coordenação e direção da escola. Primeiramente cada área de atuação ficará responsável em transmitir aos alunos as informações específicas sobre o tema através da leitura de textos retirados dos veículos de comunicação como: internet, rádio, TV, revistas entres outros. Na sala de aula os alunos desenvolverão mediante instrução do professor atividades que enfatizem o assunto como a confecção de lembranças (porta-bombom), cantigas e músicas, produção de textos, confecção de cartazes, recorte e colagens, acrósticos, slogans à páscoa, ilustração de frases, edição de vídeos, etc. Em seguida, será feita a exposição nos murais da escola dos melhores trabalhos preparando assim o ambiente escolar para a celebração da páscoa em nossa escola. Finalizando, serão feitas no período matutino, apresentações artísticas dos alunos no pátio da escola, haverá também uma palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí, e encerrando o projeto cada aluno receberá sua lembrançinha e seu bombom. No período vespertino, serão realizadas apresentações artísticas no pátio da escola, partilha de chocolates e lembrancinhas.

7- RECURSOS DIDÁTICOS

Materiais diversos para recortes,colagens e pinturas;jogos variados na internet, recursos da STE,aparelhagem de som e imagem.

8- AÇÕES POR AREA DE ATUAÇÃO.

8.1-LINGUA PORTUGUESA: ( LINGUAGEM ORAL E ESCRITA)

Abordagem do assunto com os alunos, o que sabem sobre a Páscoa? Conversas informais Escrita espontânea Produção de textos coletivos Leitura de quadrinhas e poesias Seminários Produção de apresentações eletrônicas Apresentação individual dos alunos do 9º A e B

8.2- MATEMÁTICA :

Elaboração de gráficos, que representem o aumento do número das vendas de chocolate nos últimos três anos. Elaboração de tabelas, que representem o aumento no número de acidentes nas rodovias, estaduais e/ou federais por ser tratar de um feriado prolongado. Dados estatísticos sobre o assunto Problemas Páscoa matemática como calcular? (Ver site (www.profcardy.com/artigos/pascoa)

8.3- ARTES

Modelagem Desenho / pintura (símbolos da páscoa, são eles: ovo, coelho, cordeiro, círio pascal, girassol, pão e vinho, sino, colomba pascal.) (http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml) Recorte e Colagem Dobradura Apresentação Artística (apoio da coordenação e professora de educação física)

8.4- HISTÒRIA

Leitura e explicação do texto sobre a origem da páscoa (site: www.allaboutjesuschrist.org) Leitura e explicação do texto “ A FESTA RELIGIOSA” de Ivan Manoel, Professor do departamento de História da UNESP/FANCA-SP da revista Projetos Escolares Ensino Fundamental edição nº51 pg. nº. 08. A história do chocolate (Texto complementar) http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/chocolate/home.html

8.5- GEOGRAFIA

Datas que se comemora a Páscoa nos demais países (http://blog.cançãonova.com/)

8.6- CIÊNCIAS

A planta “O Cacaueiro-Theobroma cacau, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacau) Quais são as etapas de produção de chocolates? (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070508003212AAL6i4B Fertilidade de alguns animais como o coelho (motivo de ser um símbolo pascal)

8.7- EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Exploração do texto “Páscoa é vida” de Marcelo Torça, de Paulicéia-SP (http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo651.shtml) Exploração do texto Páscoa Vida Nova de P. Fábio Henrique Prado(http://www.atarde.com.br/cienciaevida/?tag=pascoa

9- CRONOGRAMA

CALENDÁRIO ATIVIDADES

01/04/2011 Apresentação do projeto

04/04/2011 Abordagem do assunto na sala

05/04/2011 Abordagem do assunto na sala

06/04/2011 Abordagem do assunto na sala

07/04/2011 Abordagem do assunto na sala

08/04/2011 Abordagem do assunto na sala

11/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas / Visita a APAE com os alunos do 6º ano B do período vespertino, com a Professora Franciely às 13 h. 12/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

13/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

14/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas

15/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Visita ao LAR DA CRIANÇA com os alunos de 7º B e C, com a Professora Franciely

18/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas.

19/04/2011 Abordagem do assunto na sala / Ensaio das apresentações artísticas e Exposição nos murais dos melhores trabalhos.

20/04/2011 Período Matutino; Apresentações Artísticas no pátio da escola a partir das 7 h 30 min./ Palestra com o Pastor Gilberto da igreja Luterana de Naviraí para todos os alunos, e entrega de uma lembrançinha da páscoa aos alunos. Período Vespertino; Apresentações artísticas no pátio da escola. E partilha do chocolate nas salas até as 15 h e 30 min. Após os alunos serão dispensados( ver pauta do dia). E uma ótima Páscoa a todos!
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL-02/ABRIL

Foi escolhida esta data para se comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen,que escreveu mais de 156 contos infantis. Entre suas obras estão "O patinho feio,O soldadinho de chumbo,As roupas novas do imperador" A data é comemorada em mais de 60 países e é uma tentativa de despertar nas crianças o interesse pela literatura.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nosso destaque deste mês..é uma linda mamãe!!!!!


Destaque do Mês!!!Nosso destaque deste mês é uma linda mamãe..

Nome: Samantha Carla Mierez Vega Soletti

Data de nascimento: 17/02/1982

Profissão: Professora

Estado Civil: Casada

Comida preferida: Uma boa comida ao lado de pessoas agradáveis. Hobbie: Assistir filmes.

Três coisas que não vive sem: Deus,família e amor!

Um sonho: Ser sábia ao educar meus filhos!

Um livro: O Poder da Esposa que Ora

Animal de estimação:Não tenho

Tipo de música: Evangélica e romântica

Uma frase: “O amor é o princípio de todas as coisas!"
ABRIL..CHEGOU.. QUE TODOS TENHAM UM ÓTIMO MÊS!!

Simulado Ciências

https://docs.google.com/forms/d/1vxJZjwhf0OOzGZTM6YF3PQwzuPDoHMvbev16MRS5MTc/edit?usp=drive_web